Se você quiser:
- Comece um blog, mas não sabe por onde começar.
- Evite o buraco negro de conselhos dispersos sobre “como começar um blog”.
- Descubra como é criar um blog do zero.
- Aprenda a escrever posts de blog.
Você está no lugar certo!
Mas vamos deixar uma coisa clara primeiro: se você está se segurando para não ter um blog porque teve que pesquisar no Google " o que é Joomla ou o que é WordPress ", relaxe - você pode criar um blog mesmo com o conhecimento mais básico .
Em menos de 20 minutos, este guia passo a passo mostrará como iniciar um blog.
Você encontrará estratégias práticas para começar a blogar do zero, dicas de blogueiros especialistas e detalhes técnicos dos bastidores - simplificados.
Vamos começar a blogar!
O que é um blog?
Um blog é um tipo de site que publica 'postagens de blog' ou artigos da web regularmente. Essas entradas são geralmente apresentadas em ordem cronológica reversa.
Um blog é um espaço digital onde indivíduos, empresas e outros compartilham seus pensamentos, experiências ou informações regularmente. Ele pode ser usado para marketing, como uma saída pessoal ou como um portfólio profissional.
Cada postagem de blog é parte do seu blog geral. Pense nisso como um capítulo de um livro.
Seja você um amador, um escritor iniciante ou queira expandir os esforços de marketing para sua marca, 83% dos usuários da internet dizem que leem blogs pelo menos uma vez por mês. Esse é um público bem grande!
Além disso, 82% dos blogueiros relatam ver pelo menos “alguns resultados” de seus blogs. Isso pode ser leads de entrada, conversões ou simplesmente o número de pessoas que gostam de ler o que você tem a dizer.
Quais são os benefícios de começar um blog?
Se você está aqui, provavelmente está convencido dos benefícios de blogar. No entanto, vamos cobrir rapidamente as principais vantagens:
- Ganhe dinheiro com blogs: blogs podem ajudar você a gerar renda, esteja você trabalhando em um negócio existente ou começando um novo. Você pode ganhar inicialmente R$ 500 por mês no seu primeiro ano de blog e os ganhos podem aumentar se você manter consistencia nas postagens.
- Melhore seu marketing digital: a partir de 2023, o marketing digital é uma das habilidades mais procuradas. Foi comprovado que os profissionais de marketing que priorizam os esforços de blog têm 13x mais probabilidade de ver um retorno positivo sobre o investimento (ROI). Isso é muito importante!
- Encontre sua comunidade: Uma página de blog pessoal ou empresarial é uma excelente maneira de conhecer pessoas com interesses semelhantes. Como blogueiro, você pode estabelecer relacionamentos com outros escritores e criadores de conteúdo. Para marcas, permite que você crie conexões com seu público online.
- Tenha uma saída criativa: Tem uma série de TV favorita que foi cancelada? Acha que o Brasil é o lugar mais bonito da Terra? Seja o que for, escreva! Um blog é uma ótima saída para autoexpressão e uma ótima liberação emocional.
Certo. Com esse contexto resolvido, vamos ao que interessa.
Como começar um blog em 11 etapas fáceis
Aqui está tudo o que você precisa saber para começar um blog lucrativo.
1. Escolha o nicho do seu blog
Um nicho de blog é o tópico específico no qual seu blog foca. Pense nisso como escolher uma faixa em uma rodovia movimentada - seu próprio canto da internet. Todo o conteúdo do blog que você criar será unificado por esse tema.
Basicamente, em vez de escrever sobre tudo o que existe, você se concentra em um tópico específico.
Por exemplo:
- Em vez de “fitness”, você pode criar um blog sobre ioga para iniciantes.
- Em vez de “tecnologia”, concentre-se em dicas de fotografia com smartphone.
- Em vez de “viajar”, talvez você precise começar com uma viagem econômica de mochila às costas pela Europa.
Quando você está pensando em começar um blog, como você escolhe seu nicho?
Rikaryo Mourão administra o rikaryo.com.br, um blog sobre política premiado que atrai cerca de 200.000 visitantes por mês. Segundo ele, “a seleção de nicho é crítica” e a “mágica está onde a paixão e as habilidades se cruzam”.
Ele diz: “Para iniciantes, eu diria: comece na intersecção de seus interesses e especialidades.”
A seleção de nicho é fundamental.
Então, pense em duas coisas:
- O que mais lhe apaixona?
- Em que você é bom?
2. Escolha o nome do seu blog
“O que há em um nome”, você diz? Muito , na verdade. Quando você define seu nicho, pode escolher um nome para seu blog que cresça com você. Um nome de blog pode ajudar os leitores a se identificarem com seu conteúdo, aprender a associá-lo à sua marca e tornar seu espaço digital mais memorável.
À medida que você bloga consistentemente e ganha força, você pode pensar em começar a ganhar dinheiro.
A maioria dos nomes de blogs pode ser separada em duas categorias:
- Baseado em palavras-chave: São nomes que contêm palavras-chave relevantes para descrever o propósito ou tema do blog. Alguns exemplos incluem Portal Cabeça Livre e Atual PB.
- Baseado em marca: Esses nomes de blog focam em uma marca e geralmente são mais curtos e memoráveis. Alguns exemplos são: Casa Blanca Imobiliária e Adore Pets.
Se você se sente preso e precisa de inspiração, experimente um gerador de nomes online. Eles fornecem nomes potenciais com base em uma palavra ou frase. Uma das nossas ferramentas favoritas é o Blog Name Generator, por ser um site em inglês, recomendamos que antes de usar traduza a página clicando com botão direito mouse e preencha os dados que o pequeno formulário solicita sobre o seu blogue e espere o resultado que sempre é muito positivo para amadurecer sua ideia:
Um ótimo nome para um blog deve ser:
- Claro e relevante: Deixe os leitores saberem rapidamente sobre o que é seu blog. Certifique-se de que seu nicho esteja descrito com precisão com palavras-chave.
- Curto e doce: Use duas ou três palavras para facilitar a memorização. Nomes mais longos podem funcionar, mas os mais curtos geralmente são mais memoráveis.
- Fácil de lembrar: Tente evitar grafias ou números complexos. Nomes de blog fáceis de soletrar e pronunciar têm mais probabilidade de serem lembrados.
Lembre-se de pesquisar primeiro a disponibilidade do nome do seu blog para não invadir acidentalmente a marca registrada de outra pessoa.
3. Coloque seu blog online
Agora que você decidiu um nome e um nicho para o seu blog, é hora de colocá-lo online.
Nikola Baldikov, da InBound Blogging, diz: “Escolha seu método de hospedagem com cuidado, porque migrar um site nem sempre é fácil. Se você leva o blog a sério, pense em escalar. Como você vai monetizar seu blog no futuro? Quais opções de personalização de site e SEO você tem? Pesquise antes de fazer sua escolha.”
Se você leva o blog a sério, pense em escalar
Provedor de hospedagem
Um provedor de hospedagem é um negócio que cobra uma taxa em troca do “aluguel” de espaço e recursos de servidor. Você pode escolher qualquer provedor de hospedagem que desejar para lançar um novo site.
Você não precisa se preocupar com jargões técnicos. Basta conversar com um dos nossos analistas clicando aqui.
Há dois componentes principais que você precisa para lançar seu blog:
- Uma host de blog: Este é o lar digital do seu blog. É onde todos os arquivos do seu blog e e-mails são armazenados online. Sempre que alguém digita o endereço do seu blog no navegador, o host entrega seu conteúdo.
- Software de blog: Basicamente, é uma plataforma que gerencia e facilita as postagens do seu blog.
A boa notícia é que muitos hosts de blog oferecem plataformas de blog populares como parte de seus pacotes. (Exemplo: Psst… Nós! KRSites .)
Os serviços de hospedagem da KRSites oferecem suporte ao Joomla e ao WordPress que são as plataformas mais populares tanto para iniciantes quanto para blogueiros experientes e ambas possuem benefícios de flexibilidade, facilidade de uso e amplo suporte da comunidade.
Etapa 1: Compre hospedagem na web e registre seu domínio
O Joomla e WordPress não fornecem hospedagem para seu blog. Em vez disso, é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que você instala em um servidor. Não se preocupe — isso não é tão complexo quanto parece.
O que é um Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)
Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) é um software ou aplicativo que fornece uma interface amigável para você projetar, criar, gerenciar e publicar conteúdo.
Hospedagem
Você precisará assinar um plano de hospedagem web para colocar seu site online.
Para ajudar você, vamos dar uma olhada nos principais tipos de hospedagem disponíveis:
- Hospedagem compartilhada é a opção menos dispendiosa para novos blogueiros. Os planos da KRSites começam em R$ 17,00/mês .
- O Virtual Private Server (VPS) é um pouco mais caro, mas melhora o desempenho. Como tal, esse tipo de hospedagem é recomendado se você quiser focar no crescimento do seu blog.
- Hospedagem dedicada é a opção mais cara e poderosa. Você obtém um servidor inteiro dedicado somente ao seu site. Isso é tipicamente desnecessário para um blog, a menos que seu site atraia tráfego excepcionalmente alto ou você queira controle total.
Também é inteligente procurar empresas de hospedagem especializadas especificamente em hospedagem Joomla e WordPress, pois isso significa que seus serviços serão bem otimizados para a plataforma.
A KR Sites oferece uma série de planos de hospedagem tanto Joomla quanto WordPress de alto nível para você escolher. Para um blog totalmente novo, nossos planos de hospedagem são ideais. Eles começam com preço baixo e muitos recursos. (Quando seu blog for ampliando suas visitas valore e mais recursos vão sendo sugeridos pela nossa equipe, assim você economiza, mantem a qualidade e se preocupa apenas com o conteúdo.
Para comprar um plano de hospedagem compartilhada, converse com um dos nossos analistas clicando aqui. Você explica a sua ideia e ele lhe indicará o plano que cabe ao seu projeto inicialmente, junto as opções de desconto referente as formas e prazo de pagamentos. Quanto maior o prazo, maior o desconto na hospedagem.
Suporte AiDB
O nosso plano de entrada posui como cortezia o Suporte AiDB basico, registra o dominio para você, com seus dados, configura toda a conta, monitra seu projeto, instala o Joomla ou Wordpress, gerencia suas contas de e-mail, caso você já possua um site ou blog, ao contratar um dos nossos planos a migração da outra hospedagem será feita pela nossa equipe sem custos, para site até 5 GB. Se você quiser manter seu site atualizado, pagando um pouquinho a mais, basta optar por um plano de suporte pro que você fica atualizado e ainda mais seguro.
Caso você mesmo queira fazer
Nosso suporte garante dados de ftp e mysql para o seu livre acesso a raiz da sua hospedagem ou se você solicitar tudo é entregue registrado e configurado para você aplicar as mudanças que deseja.
Registro
Para dominios nacionais recomendamos o registro.br, lá você pode pesquisar a disposnibilidade do dominio com o nome da sua ideia
4. Após registrar e hospedar pesquise sua concorrência
Parabéns, seu blog agora tem um lar digital! Vamos dar um zoom para ver o que sua concorrência está fazendo. Pense nisso como engenharia reversa do sucesso. Procure blogs de sucesso em seu nicho para descobrir seus concorrentes. O que eles estão fazendo que está funcionando?
Veja como eles constroem credibilidade com suas estratégias e táticas sem copiá-las completamente.
Aqui estão algumas dicas para analisar concorrentes de forma eficaz:
- Identifique os verdadeiros concorrentes: Nem todo mundo é um rival. Considere blogs que tenham como alvo o mesmo público e nicho que o seu. Pense em fatores como os tópicos do blog, tom e público-alvo. Por exemplo, é altamente improvável que um blogueiro familiar também escreva sobre finanças descentralizadas.
- Aprenda com a estética deles: 94% das primeiras impressões estão relacionadas ao design visual. Observe a marca, o esquema de cores e o tema de cada concorrente. Descobrir quais dicas visuais ressoam dentro do seu nicho é ótimo. Por exemplo, um blog sobre vida sustentável pode usar cores terrosas, enquanto um blog de tecnologia pode usar designs mais elegantes e modernos. Observe os interesses sobrepostos e como você pode diferenciar seu conteúdo.
- Analise a voz deles: Qual é o estilo de escrita deles? Quão formal, casual ou humorístico é o tom? Você não quer duplicá-los, mas pode descobrir o que faz o conteúdo deles funcionar.
Acima de tudo - conheça seus pontos fortes. Se análises técnicas aprofundadas não são seu forte, talvez outro estilo de escrita seja mais adequado para você. Seu foco deve ser no que é realisticamente alcançável e, mais importante, agradável .
5. Crie uma estratégia de conteúdo de blog de alto nível
Uma estratégia eficaz de conteúdo de blog envolve direcionar tráfego para seu blog sistematicamente e atrair novos leitores por meio de um plano prático.
Você pode estar se perguntando: “Eu realmente preciso de um?”
Você precisa de uma estratégia de conteúdo de blog se quiser que seus leitores se tornem fãs leais. Porque fãs leais consistentemente direcionarão tráfego para seu site e ajudarão você a monetizar seu blog ao longo do tempo. Uma estratégia de conteúdo bem-sucedida começa com a compreensão de seu público, seus pontos fracos e sua proposta de valor única.
Veja como configurar uma estratégia de conteúdo de blog:
- Defina o propósito e as metas do seu blog: decida qual é o objetivo principal do seu blog. Que tipo de blog é? Um blog pessoal? Um blog da empresa como parte de uma estratégia de conteúdo mais ampla? Qual é o seu objetivo? É promover sua marca pessoal, impulsionar vendas ou educar seu público?
- Mergulhe fundo no seu público: crie representações fictícias dos seus leitores ideais, incluindo dados demográficos, psicográficos, pontos problemáticos e objetivos.
- Articule sua proposta de venda única (USP): Identifique o que torna seu blog único. Como você se destaca da concorrência?
- Estabeleça pilares de conteúdo: eles moldarão a identidade do seu blog. Escolha alguns tópicos principais para focar. Idealmente, eles devem estar alinhados com a missão geral do seu blog e ressoar com os interesses do seu público. Então, dentro de cada pilar, desenvolva subtópicos para criar uma estratégia de conteúdo de blog bem completa.
Como esse plano se parece na prática? Vamos dar uma olhada em uma estratégia de conteúdo de blog para um entusiasta de brechós ecologicamente consciente com base no que discutimos acima:
- Propósito e objetivos: Inspirar e educar outras pessoas sobre como o brechó pode ajudar você a viver uma vida mais sustentável. Visa promover o consumo ético, colaborar com marcas sustentáveis e construir uma comunidade de brechó ecologicamente consciente.
- Leitor ideal: Pessoas que se importam com o meio ambiente e estão procurando roupas da moda e acessíveis. Elas dão muito valor à individualidade, sustentabilidade e consumo ético. Elas frequentemente têm dificuldade em encontrar fontes de moda sustentável e se sentem sobrecarregadas pela fast fashion.
- Ângulo único: Crie looks de brechó e dê dicas de estilo para diferentes tipos de corpo e ocasiões usando itens de brechó exclusivos. Enfatize os aspectos criativos e pessoais do brechó.
- Pilares de conteúdo: Thrifting 101 - como encontrar tesouros escondidos, etiqueta de brechó e dicas para iniciantes; Thrifting Fashion - projetos de moda "faça você mesmo", ideias de roupas de brechó e desafios de estilo; Thrifting on a Budget - compras em brechós, ideias de reciclagem e dicas para economizar dinheiro.
Incluir elementos visuais
Todo blog precisa de conteúdo de imagem. As pessoas geralmente dão uma olhada superficial, não leem, então um dos maiores ativos do seu blog são visuais estrategicamente posicionados. Nós digerimos apenas 20% do conteúdo escrito, e é por isso que as imagens são tão importantes para transmitir sua mensagem.
Aqui estão algumas maneiras de fazer seu blog se destacar:
- Torne seus dados visualmente atraentes: Diagramas, tabelas e gráficos não são apenas imagens bonitas; eles são potências de informação. Eles são como mini-histórias que capturam a atenção dos seus leitores e transmitem informações complexas rapidamente.
- Crie imagens de citações: Não enterre suas melhores citações em texto. Dê vida a elas com visuais impressionantes. Você pode personalizar modelos pré-fabricados com ferramentas como QuotesCover e Canva em segundos. Basta escolher um plano de fundo, selecionar sua fonte, adicionar sua citação e pronto!
- Experimente fotos de stock: embora não sejam as mais originais, elas são úteis quando você não tem muito tempo ou criatividade sobrando. Na maioria dos casos, uma imagem genérica é quase sempre melhor do que um espaço em branco. Existem muitas ferramentas gratuitas para fotos de stock que você pode testar, como Unsplash, Pexels e Pixabay.
- Use uma imagem em cada “profundidade de rolagem” em todo o post do blog: imagine um leitor rolando para baixo e encontrando algo visualmente envolvente todas as vezes. É exatamente isso que você quer.
Depois de estabelecer a base do seu blog, é hora de fazer um brainstorming de ideias para postagens.
6. Faça um brainstorming de ideias para postagens de blog
Fazer brainstorming de ideias para postagens de blog pode ser exaustivo. Mas você não vai entrar às cegas.
Com base nos seus pilares de conteúdo, encontre tópicos de postagens de blog por meio de pesquisa de palavras-chave. Recomendamos usar o Ahrefs Keyword Generator , porque ele é abrangente e gratuito:

Com esta ferramenta, você pode pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu blog para ver no que seu público está interessado. Por exemplo, se você digitar a palavra-chave “moda masculina”, verá que as palavras-chave populares incluem “moda masculina y2k” e “moda masculina dos anos 1920”.
Aqui estão mais algumas dicas sobre como criar um fluxo constante de conteúdo:
- Newsjacking: Use eventos e tendências atuais para criar conteúdo relevante e oportuno em seu nicho. Por exemplo, se você administra um blog de fitness, pode cobrir eventos esportivos marcantes, como as Olimpíadas, e criar rotinas de exercícios com base nos planos de treinamento dos atletas.
- Liste posts: Crie conteúdo fácil de consumir, como listas de “Top 10” ou “Como fazer”. Digamos que você tenha um blog pessoal sobre culinária vegana. Aqui vai uma ideia: “5 Melhores Fontes de Proteína Vegana”.
- Experiências pessoais: Conte suas histórias e ofereça insights sobre seu nicho. Se você é um blogueiro de viagens, pode compartilhar uma história pessoal sobre se perder em uma cidade estrangeira.
- Análise do concorrente: siga o que está funcionando para seus concorrentes, mas adicione seu próprio toque. Por exemplo, se você está no nicho de moda ecologicamente consciente, pode ver um blogueiro de moda popular criando conteúdo sobre moda sustentável. Você pode criar uma série semelhante que se concentre em opções sustentáveis e acessíveis.
Nota nerd: pode parecer algo pequeno e bobo, mas falar sobre você no seu blog é importante - não negligencie a página Sobre mim do seu blog. Esta página é crucial para ajudar os leitores a conhecer você, seu propósito e o que eles podem esperar encontrar no seu site.
“Esta é uma das páginas mais visitadas em qualquer blog porque ela diz às pessoas quem você é, dá sua história e explica por que alguém deveria segui-lo”.
“Mantenha seu blog divertido e pessoal. Deixe seus leitores saberem quem você é!”
7. Personalize o template do seu blog
O apelo visual do seu blog é importante. Por quê, você pergunta? Considere isto: 46,1% dos visitantes online avaliam a credibilidade da sua marca com base no apelo visual do seu site.
Antes de começar a escrever, vamos criar seu blog para que ele reflita quem você é e sobre o que você quer falar.
Você pode facilmente mudar a aparência do seu blog com um template Joomla ou WordPress gratuito.
Um tema funciona como um modelo que você pode instalar no seu site, o que determina seu layout e design geral. Alguns temas também incluem funcionalidades adicionais, e há muitos temas gratuitos e premium para escolher.
As comunidades no fórum do Joomla e fórum do Wordpress você pode encontrar sugestões de templates gratuitos e empresas com modelos pagos com frameworks extras para tornar seu blog ainda mais poderoso.
Por enquanto, você só precisa se preocupar em encontrar aquele que se encaixa no estilo pretendido para seu blog. Escolher o tema certo pode ser uma luta se você não sabe onde procurar, mas um excelente lugar para começar é o diretório de temas WordPress oficial.
Você também pode solicitar do nossos consultores um orçamento de desenvolvimento de identidade visual exclusiva para o seu projeto clicando aqui!
Et voilà! Seu blog inteiro agora está exatamente como você quer.
8. Escreva sua primeira postagem no blog
Próximo passo: escrever uma postagem de blog - o principal evento dos blogs.
Uma postagem típica de blog geralmente tem de 600 a 2.000 palavras ou mais.
Depois de encontrar as palavras-chave certas, comece a escrever seu primeiro post de blog. Aqui estão algumas noções básicas para fazer a bola do blog rolar:
- Escolha um título de post que chame a atenção: A chave para criar um título atraente com até 70 caracteres é torná-lo informativo e específico. Tente descrever o conteúdo do artigo, mantendo-o conciso.
- Crie um esboço: divida o post em seções claras com títulos descritivos. O primeiro passo para escrever um post de blog bem-sucedido é planejar seus pontos-chave e o fluxo de sua escrita com antecedência.
- Escreva uma introdução convincente: As primeiras impressões são importantes, especialmente em postagens de blog. Fracasse nas linhas de abertura e seus leitores desapareceram. Então, conte uma história, faça uma piada, compartilhe uma estatística alucinante - o que for preciso para chamar a atenção deles. Então, explique o porquê. De que forma sua postagem fornece uma solução para um problema? Como isso os beneficiará? Mostre a eles o valor e eles ficarão por perto para os detalhes suculentos.
- Desenvolva o esboço: aprofunde-se em cada ponto. Quando você encontrar um obstáculo, faça uma pesquisa rápida para encontrar mais informações, exemplos e dados. Lembre-se de citar suas fontes - precisão e credibilidade constroem confiança.
- Pense em suas chamadas para ação: Ter uma chamada para ação em cada postagem, seja para assinar, compartilhar ou deixar um comentário, pode ajudar a envolver seus leitores e construir uma comunidade”.
Por enquanto vamos manter nossa conversa com blogs até a geração de conteúdo, no nosso próximo artigo vamos falar sobre o SEO do seu blog e como você pode melhorar a cada dia.
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